página inicial .

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tardes de Domingo

Domingo é um dia especial! 

Recordo os meus almoços de Domingo junto à minha (enorme) família,  tios, amigos.. Ainda hoje é assim! Mas antes era especial* após ou antes do almoço íamos apanhar a fruta ou legumes da época, feijão verde, maçãs, figos, abrunhos, abacates, etc., é verdade que foi um privilégio crescer numa zona rural, numa quinta que deixa saudades; de tarde confeccionávamos o que se tinha apanhado, desde os peixinhos da horta aos doces de colher e sobremesas; entre um e outro jogo de sueca, era uma festa!

Quiçá o meu "bichinho" da cozinha tenha despertado nesse tempo..

Foto by http://janereaction.com/blog/2011/12/9/nostalgia-photography-branding.html

Neste Domingo a minha tia levou para a sobremesa, doce de pêra. Foi bom recordar aqueles tempos.

Receita 

Ingredientes

1 taça com pêras lavadas e aos bocados

metade do peso das pêras, de açúcar
sumo de 2 limões
1 pau de canela

Preparação 

Leva-se tudo ao lume durante aproximadamente 4 horas em lume baixo, quando formar o ponto estrada (quando, ao passar uma colher de pau no fundo do tacho se abre uma "estrada") está pronto.

Deixe arrefecer e coloque em frascos esterilizados. Pode enfeitar com uma fita e oferecer a alguém especial.

imagem sabores.sapo.pt 

Foto MM

Texto dedicado à tia Lena, à Mena e à minha mãe. :)


3 comentários:

  1. Memórias de uma infância feliz! :) São também estes momentos em família que tornam a nossa vida mais doce e nos ajudam a desenvolver a nossa maneira de estar na vida! certamente que o bichinho de cozinhar deve ter surgido nessa reuniões familiares! obrigada por partilhares mokita!:) ******(Estepa)

    ResponderEliminar
  2. Oh maninha está um must!!! Aliás como sempre, só não percebi a foto, e eu?? Sei que ia ocupar muito, porque na altura o meu cabelo assustava...lol

    Bjokas ti amo**

    PS: O doce está uma maravilha ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem confesso que fiquei fascinada, pela evolução do blog, se ele ja era rico... hoje eu diria que transborda... esta partilha está recheada de Amor, recordações, ternura, tem tanto da tua essencia e mto da tua historia, eu amei de coraçao. E espero que a nostalgia de momentos bons continuem a ser motivo de inspiraçao. LU

    ResponderEliminar